Notícias – Agora podemos tirar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) pela Internet

Com a rapidez da virtualização nos dias de hoje, já é possível solicitarmos o número de CPF pela Internet. Nesta quinta-feira dia 02 a Receita Federal lançou um novo serviço que emite o documento na hora mediante o preenchimento de um formulário. O serviço é totalmente gratuito e funciona 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

O novo sistema foi lançado pelo subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso. Lembrando que antes da novidade, o CPF podia ser solicitado nas agências dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal sendo cobrado uma taxa de R$ 5,70.

Para fazer o pedido do CPF, basta o usuário acessar a página da Receita ou acessar a página de inscrição diretamente clicando aqui e digitar suas informações básicas como nome completo, data de nascimento, título de eleitor, nome da mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular e com isso o sistema criará automaticamente já seu número de CPF. O subsecretário alerta que a pessoa precisará imprimir o comprovante de inscrição e anotar o número depois que os dados forem validados. Além desta restrição citada acima, só poderá fazer o pedido do CPF a pessoa que possuí um título de eleitor e que tenha menos de 25 anos.
Caso a pessoa perca as informações, só poderá recuperar o número em uma agência da Receita Federal. Não será possível se inscrever novamente pela internet porque o sistema não permite.

Devemos lembrar que o cartão de CPF aquele azulzinho com tarja magnética como da imagem acima não é mais emitido pela Receita Federal desde 2010, tal motivo se justifica que o número do CPF está disponível em outros documentos, como a carteira de identidade e de motorista. Este serviço online da Receita apenas emitirá um comprovante de inscrição que poderá ser impresso pelo usuário.
Segundo a receita, 500 mil pessoas físicas se castram no CPF por mês, sendo que desse total, estimam-se que 200 mil contribuintes recorram à inscrição pela Internet.

Com informações: Agência Brasil

Tags:, , , , , , , , ,

Sobre Douglas Andrade

Editor-Geral do TI F5

Comente